Estudantes de diversos países acreditam que pandemia do novo coronavírus deixará marcas permanentes na educação, constatou a pesquisa Global Learner Survey, conduzida pela Pearson em parceria com a Harris Insights & Analytics. Aprendizagem ‘self-service’, habilidades socioemocionais e letramento digital se destacam entre as mudanças.
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Foram ouvidas sete mil pessoas, com idade entre 16 e 70 anos, em sete países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido. “A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças muito profundas e imediatas para os cenários de educação e trabalho ao redor do mundo”, afirma Juliano Costa, vice-presidente de Produtos Educacionais da Pearson para a América Latina.
Para o especialista, a covid-19 acelerou algumas mudanças que já vinham ocorrendo. “Instituições educacionais e empregadores têm a missão de responder rápido e capacitar os profissionais de hoje e de amanhã para se adaptarem a essa realidade”, avalia.
Segundo o estudo, 90% dos entrevistados acreditam que a aprendizagem online continuará fazendo parte dos ensinos fundamental, médio e superior e que as pessoas precisarão estar mais confortáveis para as atividades online no pós-pandemia.
Além disso, cresce a percepção de que a educação está se tornando mais “self-service”, especialmente em locais como Índia e Brasil. No País, 90% afirmam que as pessoas precisarão assumir maior responsabilidade sobre o que aprendem para suas carreiras.
Confira a Global Learner Survey na íntegra.